sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Matrioshkas na Rússia: Bonecas da Sorte

"Matrioshka, boneca russa é um brinquedo tradicional da Rússia, constituída por uma série de bonecas, feitas de diversos materiais, que são colocadas umas dentro das outras, da maior (exterior) até a menor (a única que não é oca).
A palavra provém do diminutivo do nome próprio Matryona.

O número de figuras que se conseguem encaixar é, geralmente de 6 ou 7, ainda que existam algumas com um número impressionante de peças. A sua forma é simples, mais ou menos cilíndrica e arredondada e mais estreita na parte superior, onde se situa a cabeça da boneca. Não têm mãos (a não ser as que são pintadas na(s) sua(s) superfície(s)). O grau de sofisticação das matrioscas reside, de fato, na complexidade dos motivos pintados."
(Wikipédia, a enciclopédia livre)















E já que eu tava lá, não ia deixar de achar a tal Boneca da Sorte. Afinal, tudo que dá sorte com certeza não dá azar (rsrs), não é mesmo?

Pois é, eu não poderia deixar de ir atrás...

Diz a lenda na Rússia que uma boneca típica como a Matrioshka (diz-se Matriôxca) tem que ser no mínimo uma peça decorativa dentro de cada lar daquele país. Isso se não for quase venerada em altares e tudo o mais. Ou se não estiver pelo menos entre os brinquedos das crianças. No entanto, a razão mais importante que faz com que todo Russo as tenha em casa é o fator curioso: União da Família. Isso mesmo, cada um que tiver uma Boneca destas dentro de casa manterá sua família unida até o fim da vida.
E lá fui eu trazer mais um monte de amuletos da Sorte!!!
KKK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mapão!!!

Ocean Songs

Amazon Rainforest